domingo, 17 de agosto de 2008

Regras de Beisebol, conhecer para entender e gostar!

O campo de Beisebol tem um formato de um diamante. E o objetivo de um time é marcar mais pontos que a equipe adversária durante um jogo. A partida é dividida em nove innings, ou seja, um conjunto de um ataque e uma defesa de cada equipe.

Você sabia que a média de vida útil de uma bola de beisebol numa partida profissional é de sete lançamentos? E que o taco tem um formato cilíndrico e pode ser feito de alumínio para jogadores amadores ou madeira para os profissionais. Mas vale um taco de plástico também para as crianças!
REGRAS BÁSICAS e VOCABULÁRIO:
Um inning é dividido em duas partes: na primeira, o ataque de um time joga contra a defesa de seu adversário com o objetivo de marcar pontos, o que só acontece quando um corredor chega à quarta base do campo sem ser eliminado. Um jogador não precisa, no entanto, chegar à quarta base de uma só vez. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, batedor, que dependendo da força da sua batida, ele pode correr apenas uma, duas ou três. Esse número, porém, aumenta à medida que o ataque vai conquistando as bases adversárias. Uma eliminação pode acontecer da seguintes maneiras:
1. Quando o arremessador acerta o corpo de um dos seus oponentes com a bola.
2. Quando um jogador de defesa recebe em qualquer base antes da chegada do atleta do ataque.
3. Quando um jogador de defesa consegue pegar a bola rebatida pelo atleta de ataque ainda no ar.
4. Quando uma bola batida atinge o corredor nas bases, deixando sua base, a bola batida é pegada antes de cair ao chão, e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte.
Esta parte do inning termina apenas no momento em que a defesa consegue eliminar três adversários. A equipe que defende entra em campo com nove jogadores. Depois que a equipe de defesa consegue eliminar três oponentes, os dois times trocam de lado. Cada equipe ataca e defende alternadamente, sendo que o procedimento para esta etapa é o mesmo da primeira, e quando há novamente as três eliminações o inning acaba.
A equipe visitante tem o direito de começar o ataque.
A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo arremessador (pitcher) dentro da área de jogo.
O batedor corre até que um defensor consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto as bases.
Uma corrida é válida quando o jogador consegue alcançar as quatro bases sem que os defensores consigam receber a bola em cima delas. Quando o batedor que está na primeira base consegue jogar a bola tão longe que ele tem tempo suficiente para chegar à quarta base em apenas uma corrida, esta é denominada home run (é vale um ponto).
Um batedor é eliminado quando o arremessador lança três bolas corretamente e ele não consegue bate-las.
Todos os jogadores da equipe atuam como batedores, um por vez, numa seqüência estabelecida pelo técnico antes do início da partida - a ordem de batimento ou escalação (lineup).
Não existem empates no Beisebol. Se ao final das nove innings o jogo estiver empatado, innings extras vão sendo acrescentados até o desempate.
Strike é o arremesso que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros (correspondente à home plate), formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike.
Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o batedor, colocam o batedor automaticamente na primeira base — base por bolas, também chamado de walk. Quando os defensores conseguem chegar à base em disputa com a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base.
Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada.
Innings número de entradas de uma partida.
Called game é o que o árbitro diz quando o jogo termina.
Sem conhecimento é dificil gostar deste esporte, por isso é interessante que vocês entendam o básico, eu já estou ficando craque, afinal o Ralf é fanático por esse esporte! Confiram no site dele sobre Baseball: http://www.baseball-zone.de/ em alemão é claro, mas vocês podem utilizar os tradutores de plantão na internet. No google tem um de alemão diretamente para o português.
Vivendo e aprendendo!rs...

4 comentários:

Unknown disse...

NOSSA TIA PARECE LEGAL NUMCA TINHA VISTO COM CAMPO DE BEISEBOL É IGUAL UM FORMATO DE DIAMANTE .
ESPERO UM DIA CONHECE-LO...

BJKS SAUDADES!!!

Ana Claudia Brito de Moura König disse...

Com certeza quando você vier a tia vai te levar em um. Eu te amo.

CATIA BARROS disse...

Oi Ana,
Qual é a distância da sua Cidade até Aachen?
E quando nos convidará para passar o verão ai? rsrs
Bj,
estamos com saudades.

Ana Claudia Brito de Moura König disse...

Sinceramente eu não sei, mas vou perguntar ao Ralf. Vocês não precisam esperar convite formal, nossa casa sempre estará aberta para os amigos e vocês são pessoas muito especiais. Espero breve ter a notícia que vocês estão chegando por aqui!

Abraços,

Ana