domingo, 4 de julho de 2010

O poder do agora no futebol

O estádio Nelson Mandela, em Porto Elizabeth (AFS), foi cenário do jogo do Brasil contra Holanda. Deu Holanda na semi-final e o Brasil tomou o suco amargo da laranja!
A seleção brasileira viveu dois tempos distintos. No primeiro tempo, o Brasil se mostrou tranquilo, afinal dominava a situação, principalemnte depois do gol de Robinho, porém perdeu chances de ampliar o resultado. Não criou oportunidades, mas dominou as principais ações do jogo. Até o gol de empate da Holanda, ocasionado por uma cabeçada de Felipe Melo aos 8 minutos do segundo tempo. Neste momento o Brasil começou realmente perder a concentração no que estava acontecendo, pra não dizer que perderam a cabeça!
O Brasil naqule momento passava da equipe que tinha um gol a mais, para a equipe que tinha 1 gol igual aos holandeses e isso foi o suficiente para alguns jogadores não se concentrarem mais no jogo. Na verdade é como se o jogo tivesse 0 x 0.
A atitude de Felipe Melo, caracteriza frustração, que tem como consequência um cartão vermelho, numa atitude totalmente desequilibrada. O futebol, antes de mais nada é um jogo e deve ser encarado como tal, claro que todos queremos ganhar, mas claro que pra isso temos que focar no objetivo que queremos atingir.
Se a seleção percebe-se que o empate era a realidade, teria centrado energias no próximo passo: lutar com todas as forças para fazer um outro gol, mas para isso é preciso calma, tranquilidade, que infelizmente o Brasil já demonstrou em mais de uma Copa, que só tem se está ganhando. O segundo gol da Holanda caracteriza bem isso, se estamos perdendo nao significa que perdemos, mas que temos que nos concentrar neste momento e perceber que estava ali para fazer o nosso melhor. Nós sabemos que a Seleção podia fazer melhor, não porque é superior as demais seleções, mas porque realmente podiam, pois tinham todas as condições. Não é necessário pisar nos outros para mostrar superioridade é preciso respeitar para que possamos ser respeitados. É preciso acreditar, jogar e mesmo levando a sério o jogo brincar.
A Holanda não acreditou que tudo estava perdido, quando levou o primeiro gol, eles sabiam que era possível perder para o Brasil, mas eles também sabiam que eles podiam continuar a jogar e dar o melhor para conseguir um resultado melhor. Coisa que o Brasil não soube perceber. Fica pra 2014 e quem sabe lá chegamos ao Hexa, afinal esse povo merece essa alegria!
Já o Uruguai começou bem, mas Gana reagiu, depois de superar os sustos, nervosismo e igualou as ações ainda no primeiro tempo. Ainda no final do primeiro tempo, com um “tiro” certeiro de fora da área, sai o gol para Gana.
Claro que ao retornar para o segundo tempo o Uruguai não ficou “esperando a banda passar” e foi em busca do gol e fez: em uma cobrança de falta Furlán surpreendeu, ao invés de cruzar, chutou direto para o gol. Os jogadores das duas equipes lutaram com quase todas as forças, mas o jogo foi para prorrogação e um minuto antes do final do jogo numa ação desesperada o jogador do Uruguai, Suárez impediu, com a mão, o gol de Ghana. Penalti para Gana, pena que o jogador Cyan, também não leu o Poder do Agora e nem pensou que ele podia perder o Penalti.
É interessante como simplesmente olhando para um jogador já é possível prever se ele vai ou não fazer o gol. Na maneira de apresentação dos jogadores de Gana, nos penaltis, pareciam já assinar que não podiam ir além, mas eles podem, basta apenas acreditar.
O aproveitamento de 100% das seleções latinas até as oitavas de final, foi algo muito legal de se ver, mas o povo africano merecia à vitória contra o Uruguai. A seleção de Gana merecia representar este povo sofrido e que tantas vezes foi tão injustiçado. E desta vez uma mãozinha, leva embora o sonho da semi-final.
Alemanha e Argentina um jogo esperado e por incrivel que pareça a maioria dos alemães já pensavam, está ótimo, perder pra Argentina, que teve aproveitamento 100% não é tão ruim assim, o importante é não perder feio, por isso vamos ver o oponente e perceber onde estão seus pontos fracos, pura estratégia. Mais uma lição nem só de jogar bem vive o futebol é preciso, conhecer bem o terreno onde se está pisando e antecipar as ações do adversário.
O Paraguai mostrou que faltou pouco pra deixar a seleção da Espanha de fora da semi-final.
Agora vamos ver os próximos jogos e mesmo que alguns choram e outros se alegrem por ver suas seleções perderem e ganharem, façamos desta Copa do Mundo, um momento de festa, com muita brincadeira e respeito, mas se concentrem no objetivo, que com certeza é assim que é possível chegar a campeão do Mundo. E se não chegar lá, saiam de cabeça erguida, pois sabem que fizeram o melhor e esbanjem simpatia e sorrisos, pois é essa a atitude que as pessoas esperam ver numa Copa do Mundo. Nada de agressões, muita reclamação, pois na Copa queremos ver jogo, alegria e vontade de vencer! Joguem com o coração!
E em 2014, que os africanos fiquem com a prata, pois este continente merece, mas e Brasil possa se concentrar no Agora e Hexa pra nós, ouro pra gente Brasil o povo quer festejar!

Ana Cláudia Brito de Moura König

Nenhum comentário: