terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comunicação nas Empresas

O tema proposto é abrangente, entretanto, o que temos que pensar é que tudo no mundo é comunicação. Apesar de termos muitas formas de obter nos dias de hoje informações, nem sempre estamos nos comunicando. Existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente.

Existem muitas informações que são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. E claro que esta inadequação reflete no desempenho da empresa. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários, por conta de erros do emissor da mensagem.

Pesquisas mostram que o sucesso pessoal e organizacional está ligado a capacidade e habilidade de comunicação. Por isso é importante valorizar a Comunicação numa empresa.

Na comunicação, algumas vezes a tecnologia vem em segundo plano. Às vezes pode até prejudicar a comunicação, quando utilizada de forma errada ou inadequada. É mera ilusão pensar que a tecnologia, por si só, resolva todos os problemas. Na verdade, quem agiliza processos, quem inova, são os próprios envolvidos no processo de comunicação, ou seja, as pessoas.

Faz alguns anos, que vivemos a fase da descoberta dos sistemas de gestão empresarial. Muitas pessoas acreditaram que seria uma espécie de software mágico que resolveria todos os problemas e organizaria as empresas. Em pouco tempo algumas organizações entenderam que aquilo não passava de uma ferramenta. E neste sentido não adianta ter ferramentas caras e maravilhosas, se aqueles que vão utlilizá-las não estão preparados.

É evidente que com a ferramenta adequada, utilizada por pessoas bem preparadas dentro do contexto correto é uma grande alavanca de comunicação interna e externa. Exemplo disso é a revolução na comunicação pessoal e corporativa, com as ferramentas de video-conferencia e E-mail´s. Quem viveu a época da máquina de datilografar que o diga! É um fato que a tecnologia transformou cada ser humano em uma central de comunicação multimídia. Atualmente, qualquer um pode conquistar um espaço e se fazer ouvir, o que no passado só era possível aos grandes conglomerados de mídia.

Ótimo, temos de exercer dentro e fora da empresa o poder, porém será que as empresas estão se dando conta da necessidade de um preparo integral de suas equipes? Estão selecionando melhor seus quadros e dando importância para questões como ética e outros atributos pessoais?

Por isso, aqui algumas questões simples devem ser lembradas:

· Saudações, comprimentos e agradecimentos como: bom dia, boa tarde, bom final de semana, até breve, por favor, obrigada(o), olá, como vai? fazem toda diferença;

· Atendimento telefônico educado;

· E-mail ou correspondência bem elaborados;

· Algumas formalidades, dependendo do caso são necessárias, não dá pra quebrar o protocolo sempre!

· Feedeback.

Se estes atributos não estão sendo considerados com certeza podem gerar desastres descomunais na comunicação tanto interna, como externa.

Por isso cuidado! As empresas com melhores padrões de serviço são aquelas que percebem a comunicação como tendo uma importância estratégica.

Um bom plano de comunicação estratégica, deve levar em conta os seguintes objetivos:

· Definir estilo;

· Determinar estratégias;

· Otimizar recursos de comunicação próprios;

· Estabelecer redes internas e eternas;

· Utilizar de diferentes ferramentas para ser colocado em prática, de acordo com os objetivos previamente estipulados pela organização.



Uma vez planejado, a comunicação interna faz parte de um processo para motivar funcionários e mantê-los informados dos sucessos e fracassos da empresa e acima de tudo assegurar que as metas e objetivos sejam compreendidos por todos.

A comunicação interna colabora para criar comprometimento dos envolvidos e a coesão dos valores que formam parte de uma cultura que favorece a participação.

Em paralelo a comunicação externa têm como finalidade que os clientes, fornecedores e demais envolvidos compreendam o que a companhia oferece ou pode oferecer.

Neste contexto a empresa pode:

· gerar credibilidade junto aos envolvidos no processo de comunicação;

· estar a frente das expectativas dos clientes e integrar as sugestões e ideias dos mesmos na oferta de serviços.

Desta forma, os envolvidos satisfeitos se convertem em pessoas e/ou organizações comprometidas e comprometidos com o processo de comunicação.

Levanto abaixo alguns aspectos importantes para que a comunicação na empresa seja satisfatória:

· ter uma finalidade clara, ou seja, deve estar vinculada a objetivos e a um plano de conjunto;

· deve ser aberta, ou seja, flexível e sem ruídos;

· ser multidirecional, ou seja, de cima para baixo, de baixo para cima, transversal, paralela, interna e externa;

· valer-se de ferramentas, suporte, dispositivos e indicadores selecionados em função dos objetivos que se quer atingir;

· deve estar adaptada e integrada à sistemas de informação administráveis e adaptados às necessidades específicas dos envolvidos no processo.

Podemos concluir que a comunicação deve ocupar um lugar de destaque no desenvolvimento da empresa, deve ser a ferramenta mediante a qual a instituição expressa sua personalidade, sua força e potencial daquilo que a faz diferente das demais.

O grande desafio das empresas na atualidade é compreender que o investimento em algo intángivel, como é o processo de comunicação, pode devolver benefícios que ajudam a construir nas percepções interna e externa, que poderão ser convertidos em ações e valores importantes para organização como um todo.

Espero ter comunicado de maneira adequada a temática proposta.



Um grande abraço,





Ana Cláudia Brito de Moura König

Docente, Consultora de Marketing,

Mediadora Cultural e Massagetherapeuta